domingo, 19 de julho de 2009

Mais um teste!

Acabou ontem o Projeto Férias aqui no Embu, foi uma experiência muito gratificante, ainda mais como voluntário.

O primeiro dia (segunda feira 14/07) não foi tão motivador, pensei até em não participar. Fiquei na E. M. Amilton Suga Gallego, estava com muita expectativa e não via a hora de iniciar as atividades, escolhi a oficina de pintura em tela. Logo de início senti uma decepção muito grande, o “arte-educador” não se interessa em instruir os participantes da oficina, deixa-os fazer o que quiserem, não que seja ruim, mas é uma oficina de pintura, então ensine. Pra piorar as outras pessoas que estavam na mesma oficina que eu, não ajudaram em nada, só me mostraram o que não fazer em sala de aula (e são funcionários, professoras, ou acreditam ser). Acordei cedo na terça e juntei forças pra não desistir, desacreditando na educação que eu vi na segunda feira. Como estou em uma fase diferente, que não vou mais desistir do que acredito, vesti o avental e fui pra guerra. Fiz muitas amizades, encontrei muitos conhecidos e fiz muitos contatos pra projetos futuros. Até o diretor da escola me adiantou algumas idéias que quer me envolver, mas deixa isso pra outro dia.

Na quarta não foi diferente, muito conhecimento e diversão, mas na quinta quebraram minhas pernas, juntaram oito colaboradores (funcionários, voluntários e frente de trabalho) sem se mexerem pra nada, não vi ajudarem na oficina. Falo da aficina por que não acompanhei nas outras funções, me desculpe que se sentir ofendido, quem sou eu pra julgar, mas não quero ser professor pra não fazer a diferença na vida dessas crianças.

Enfim, na sexta foi só alegria, até recebi elogios de uma senhora que estava ministrando outra oficina de pintura em tela, ela disse pra mim “ Isso que você faz é a verdadeira educação. Parabéns, você se dedica e faz as crianças se sentirem bem.”

A escola não precisava nem me dar lembrancinha, somei tantas alegrias com essas palavras e tantas outras das crianças que fiz amizade. Isso que me faz esquecer as decepções e investir mais nos momentos de felicidade.

Obrigado as pessoas que passaram por minha vida, as pessoas que me incentivaram, as que me acompanham nessa trajetória, as que eu colaborei de alguma forma e me desculpe se não atendi a todos da maneira que mereciam. Valew.

Fiquem na paz!

Um comentário:

"Eu com Eu" disse...

Parabens por compartilhar esta experiência.

Vc realmente faz a diferença tem um ideal e um objetivo, continue a trilhar e conte comigo!

Abs.
Vânia Reis