
CONAE – Conferência Nacional de Educação
“e a cigana analfabeta lendo a mão de Paulo Freire”
Uma frase da música de Chico Cesar que abriu a Conferência Livre de Educação no dia 29/05 no Parque do Lago Francisco Rizzo, que fiz questão de ir.
A mesa estava composta pelo prefeito Chico Brito, a secretária de educação, Cultura, Esporte e Lazer de Embu, Rosimary Mendes de Matos, o Secretário de Educação de Cordeirópolis o professor José Adinan Ortolan e os vereadores José Carlos Ferreira de Proença e João Bernardino Leite.
No debate falou-se sobre a importância de caminharmos juntos na construção da educação, que eles (o município) não deve se esquivar da culpa dos problemas da educação pública e nem assumi-la sozinhos, pois é um problema nacional.
Sobre a Conferência, falou-se que a sociedade precisa conferir, fazer um balanço do que foi feito para propor novas diretrizes, parâmetros e desafios, a fim de construirmos o Sistema Nacional de Educação levando em conta principalmente a diversidade cultural.
Que a escola é uma instituição importante para a transformação social por ser uma instituição pública, mas que se perdeu o significado do termo público. Hoje entende-se público como “de todos“ e esquece que também é “para todos” e precisa ser preservada.
Que hoje temos vários sistemas que se contrapõem e quando se muda o governante, muda-se também todo o sistema. Todos os países que fizeram uma revolução na educação, fizeram a partir de conferencias para a construção de um sistema único.
Desde o império não havia vínculos financeiros dos governantes com a educação, esse costume se aplica até hoje, com verbas insignificantes e mal aplicadas. O currículo escolar ainda é baseado na educação elitista com conteúdos sem utilidade real e, as vezes, sem fundamentos.
O Sistema Nacional Articulado de Educação está sendo construído para mudar essa realidade, revolucionar a educação popular e dar mais chances ao povo brasileiro de ter uma educação de qualidade.
E eu viverei pra ver essa mudança!
DuValo, evoluindo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário